A oëkobr ou oëkoscientia é uma organização social de interesse público

Nossa história!

O Coletivo Búfalos é um coletivo de cidadãos da zona sul de São Paulo, região do Eldorado, Pedreira, Cidade Ademar, comprometidos com o futuro do nosso planeta, tanto nas questões ambientais quanto nas frentes sociais, defendemos a cultura, a sustentabilidade e o meio ambiente. Acreditamos que são necessárias outras atitudes para mudar os rumos de nossa cidade, para construir o caminho que queremos. Estamos em diversas áreas nos mobilizando há muito tempo por cultura, educação, meio ambiente, saúde e habitação, reivindicando atenção para nossas periferias, exigindo a equidade pela efetivação das políticas públicas e que os governos nos respeitem como cidadãos de direitos. Nossas narrativas de luta têm como base a defesa do meio em que vivemos, visto que somos ar, terra, água, portanto, o meio em que vivemos é parte importantíssima em nossa luta diária em defender o óbvio, o direito ao bem estar de nossa população periférica. Nessa luta pelo direito à vida, à defesa dos Mananciais é parte transversal às demais lutas que defendemos. Importante dizer que, por sermos vizinhos do grande reservatório de água, a Represa Billings, como também da mata ciliar da represa e de suas nascentes, não poderíamos deixar de lado a defesa da pouca área verde que nos resta!
Preservar fauna e flora é defender a vida, é defender o ar e água, elementos naturais essenciais à preservação da vida e do território. Sabemos que essa tarefa não é nada fácil, quando levamos em conta o grande número de habitantes de nossos bairros periféricos, porém, sabemos que com planejamento, organização, participação popular e vontade política podemos desenvolver nossos territórios respeitando e preservando as poucas áreas verdes existentes na grande São Paulo, pois temos sabedoria, inteligência, narrativa própria adquiridas pelas experiências vivenciadas ao longo de nossa história de exclusão, luta e resistência.

Cronologia de atuação do coletivo:

2014
● Três manifestações populares em prol do Parque dos Búfalos
● Dois festivais (I Festival Primavera Despoluída e II Festival)
● 15/12 – Audiência Pública Parque dos Búfalos.
● 17/12 – Ação pela preservação do Parque dos Búfalos o que interditou a obra durante um ano

2015
● 22/02 – Festival
● 22/03 – Dia mundial da Água com a presença da Marina da Silva
● 04/07 – Audiência CEU Alvarenga sobre zoneamento
● 09/08 – Festival Encontro vida melhor (Corrida Rústica)
● 08/11 – Ato em prol do parque dos búfalos
● Decreto de utilidade pública de 550 mil metros para o Parque

2016
● Comissão Parlamentar de Inquérito da compensação ambiental, principal objeto era o Parque dos Búfalos
● 30/07 – Festival Rock in Búfalos
● 23/09 – Festival Primavera Regueira
● Audiências públicas
● Reuniões com autoridades públicas, vereadores, deputados.
● Audiência contra as facilitações dos licenciamentos ambientais em Brasília
● Articulação para orçamento do Parque dos Búfalos, no qual foram destinados 8 milhões da Fundação Nossa Senhora Auxiliadora do Ipiranga – FUNSAI

2017
● Rock in Búfalos
● Articulação para a destinação das unidades habitacionais e desocupação das áreas de risco e proteção ambiental, recuperação de parte do projeto da fase 3 do programa mananciais.
● Início do cercamento do Parque dos Búfalos via recursos da FUNSAI
● Reuniões com autoridades públicas, vereadores, deputados.

2018
● Festival Primavera regueira (20/11).
● Ato ecumênico em defesa do Parque dos Búfalos
● Mutirões de limpeza
●Destinação das unidades habitacionais para os moradores do entorno imediato, proveniente do PAC Mananciais (Articulação do movimento).
● Recuperação de 1.344 unidades para famílias da região.
● Desapropriação da Favela da Fumaça e destinação da área para o Parque, passando a ter 590 mil metros
● Aprovação do projeto básico, contratação via edital da empresa Ethos
● Desocupação da área do Pilão e destinação da área (equivalente a 10 mil metros ) para o Parque Linear Apurá, às margens da represa Billings
● Os trabalhos do Coletivo Búfalos foram fonte de pesquisa, pautado ou citado, durante esse período, em 43 trabalhos de conclusão de cursos, em diversas disciplinas e universidades, inclusive USP e UFABC e em mais de 50 matérias de jornais e revistas, inclusive internacionais (Vice e El País)
● Ao todo, foram três horas de entrevistas e reportagens nos principais veículos de mídias do país
● Engajamento no plantio de mais 8000 árvores

Resumo de Atuação:

Nos últimos 12 anos de existência, este coletivo tem acenado para o desenvolvimento social, econômico, ambiental e cultural da sociedade paulista, principalmente na região do Parque dos Búfalos, localizado na região do extremo sul da cidade de São Paulo. Evidenciado por desenvolver projetos de interação socioambiental, vem atuando com mais de 3.000 pessoas. Durante os últimos 1 anos, buscamos priorizar idosos, jovens, mulheres e crianças vivendo em alto grau de vulnerabilidade e oferecer de forma gratuita assistência social, para que essas pessoas (muitas vezes vistas às margens da sociedade) tenham um mínimo de bem-estar, qualidade de vida e principalmente, segurança. Nossos projetos têm como foco principal os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), pois acreditamos que para se ter um ambiente ecologicamente sustentável, preservado, para as presentes e futuras gerações, é preciso trabalhar de forma interdisciplinar, respeitar os recursos naturais, propor união e diálogos na busca do bem comum, para que o indivíduo entenda e inclua em sua vida hábitos de coexistência, gerando interação pessoal e coletiva com o meio ambiente.

Seguem alguns documentos e links onde os trabalhos do Coletivo Búfalos são fonte de pesquisa, pautado ou citado:
GONÇAVES, Heloísa. Habitar para além da habitação: ensaio sobre a mobilidade das imagens do habitar: continuidade, rupturas e experimentações. In Atas: Imaginário: construir e habitar a Terra; deformações, deslocamentos e devaneios. São Paulo: FAUUSP. Disponível em: USP: Ensaio Sobre a Mobilidade das Imagens do Habitar. Acesso em: 26 set. 2023
ROSINI, Alessandro Marco. Uma análise sobre o uso de tecnologia para a preservação ambiental da Reserva Billings. Revista Inovação Tecnológica, São Paulo, v. 13, n.1, p. 16-36, jan./jun. 2023evista RIT Inovação Tecnológica volume 3, número 1 – 2023. Disponível em:
Revista Inovação Tecnológica. Acesso em: 26 set. 2023.